terça-feira, 10 de junho de 2014

Bom Dia Alentejo, Benzas e Orações, Aldeia da Mata no Crato, memória que lhe é viva

 
Quebrante da Lua e de Gente e de Mal de Inveja – Primeiro acende-se uma candeia de azeite que deve estar pendurada, e tem-se na mão esquerda um prato de sopa meio de água. Depois faz-se o sinal da cruz em nós e outro sobre o prato. A seguir diz-se o nome da pessoa a benzer e esta frase: “eu te benzo do quebranto de Lua, de gente e de mal de inveja”. Depois faz-se o sinal da cruz sobre o prato e outro em nós e mete-se o dedo mínimo no azeite da candeia e deixa cair cinco pingos na água do prato afastados uns dos outros.
Tudo o que acabo de escrever faz-se três vezes seguidas sem que se tenha pousado o prato. Depois de fazermos o sinal da cruz em nós diz-se o nome da pessoa da pessoa a benzer e esta frase: “Como Jesus Cristo é iluminado, o quebranto do (diz-se o nome da pessoa a benzer) lhe seja tirado”. Cada uma das três benzas, é feita num prato com água. As pingas de azeite têm este pormenor: se a pinga ao cair na água ficar junta, o quebrante é pequeno, mas se a pinga alastrar ou desaparecer, é um grande quebranto. Neste caso, a benzedeira dizia que a pessoa com este quebranto estava atrevidíssima.

Benza para afastar o mal – Em louvor de Deus e do Santíssimo Sacramento do Altar eu (diz o seu nome) estou-me a preparar para chagas, invejas, bruxedos, encalhos, enguiços,  maus olhados de todas as pessoas que odeiam, eu as possa ir deitar, para nem galo nem galinha cantar, nem pai por Maria chamar, mas que Jesus em minha casa queira entrar para dar sorte, paz, saúde, trabalho e dinheiro me queira enviar, em louvor do Santíssimo Sacramento do altar.

Quebrante da Lua – Quando uma criança nasce e adoece, o povo diz que a Lua lhe deu quebranto, porque essa criança recebeu a luz da Lua. Para tirar esse quebranto, a mãe leva o menino ou a menina ao colo para a rua, numa noite de luar, implora três vezes olhando a Lua, o seguinte:
“Lua luar, aqui tens o meu menino (ou menina) acaba de o criar, eu sou mãe, tu és ama, tu o crias, e eu lhe dou a mama”. Esta benza faz-se três vezes seguida.

Benza do Corpo – Dói-te a cabeça, valha-te Santa Teresa / Dói-te o peito, valha-te São Pedro / Dói-te os braços, valha-te o Senhor dos Passos / Dói-te as mãos, valha-te São João / Como Jesus Cristo é alumiado / O mal do corpo te seja tirado. Em cada frase faz-se um sinal da cruz sobre o corpo doente.

Benza do Mau Olhado – Deus te fez, Deus te criou / Deus te tire o mal / De quem para ti olhou / Em Louvor de São Pedro e de São Paulo / Deus te tire esse mau olhado / Como Deus fez às ondas do mar sagrado / Te tire esse mau-olhado / Como deus nasceu em Belém / E foi crucificado em Jerusalém / Se vá o mal desta criatura / Se por acaso o tem.

Amaldiçoar – Primeiro faz-se e diz-se três vezes: Credo em cruz, valha-me o santo nome de Jesus. Eu me entrego a Jesus, e ao São Mateus, e aos anjinhos. Quem mal tiver para nos fazer, que se venha a arrepender, tenha pernas e não ande, tenha braços e não mande, tenha boca e não fale, tenha olhos e não veja e o senhor comigo esteja.
O pedido desta benza pode ser extensivo a mais pessoas, assim como se tem que fazer cruzes com a mão enquanto estiver a dizer a benza.

Quebrante de Gente – Uma to pôs, três te o hão-de tirar, são três pessoas da Santíssima Trindade. No fim faz-se o sinal da Cruz.

Benza para Fogás do Corpo – Santa Cecília tem três filhas, todas elas no fogo ardiam, Santa Cecília pediu a Nossa Senhora, como elas se apagariam: - Benze-as de hora a hora, três vezes ao dia com o esparto benzeis, com o azeite da candeia o apagarás. No fim reza-se ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria.

Benza da Íngua – Eu te corte íngua, para que tu não me sigas, nem reverdeças. Há-de secar e mirrar, com que te leve o diabo. Esta benza diz-se três vezes com o pé em cima da cinza da lareira. Depois tira-se o pé e com as costas da faca corta-se a cinza em cruz no sítio do pé.
 

Benza para levantar Pragas – Nesta hora sagrada, peço a Deus que me levante todas as pragas, raivas, orgulhos e todos os males que me têm desejado, Deus me levante tudo sem haver qualquer obstáculo ou contratempo. No fim reza-se um Pai Nosso e uma Glória.

Benza da Blida ou do Terçolho ou do Farpão – Jesus Cristo nasceu, a Virgem concebeu Rainha da Verdade, eu te benzo olho da Blida, terçolho ou farpão. Toda esta inflamação há-de secar, há-de mirrar, ou há-de deixar a vista em paz em louvor de Santa Luzia. Esta benza faz-se três vezes seguidas. No fim rezam-se cinco Pai Nossos e cinco Avé Marias.

Para benzer o Côbro – Pega-se numa faca e num pau de figueira. Depois, com as costas da faca, fazem-se cruzes sobre o côbro enquanto se tem que dizer o que escrevo a seguir: Eu te corto côbro cabeça e rabo e corpo todo.

Depois faz-se três cortes com a faca no pau de figueira. A benza é o que acabo de escrever. Os cortes no pau de figueira fazem-se três vezes todos os dias. A seguir coloca-se o pau de canto na chaminé, depois conforme vai secando o pau vai secando o côbro. O côbro enquanto não estiver seco, tem-se que fazer a benza três vezes por dia, e todos os dias no fim das benzas reza-se três Pais Nossos e três Avé Marias.

Benza para afastar o Mau Olhado – Vai-te bruxa feiticeira que tão cruel e tão forte me temes a mim e aos meus, como Deus para a morte. Tu és ferro eu sou aço, tu és o Diabo e eu te enlaço. Quanto me desejares a mim, e aos meus, caia no teu regaço.

Limpeza Física – Ó sagrada erva para celsos, que por Deus foste adoptada, com o poder de dissolver todas as larvas que atraia, eu te peço que afastes de mim e da minha casa todas as más influências que possam ter sido produzidas por pragas, males de inveja, ódios, azares e traições de espíritos maus. Que o manto da luz divina cubra todos os meus inimigos, para que assim eles possam ver, quanto tem sido imposto para comigo, que todo o meu ser e bem assim a minha casa, seja transformada num verdadeiro templo, onde possam bem sentir os benéficos efeitos produzidos pela presença dos Anjos portadores da paz, luz e felicidade. Assim seja.
Fonte: Lia “A Nossa Terra, João Guerreiro da Purificação, Associação de Amizade e Terceira Idade, Aldeia da Mata, 2000
 
 
Bom Dia Alentejo!