domingo, 21 de dezembro de 2014

Bom Dia Alentejo, a Chança, Alter do Chão, Ponte dos Mendes, divindade mitológica patronímico lá ficou

 
Foto: Facebook, Arqueologia Alter Do Chão
Ponte dos Mendes mês compadres e minhas comadres, ergue-se ela sobre a Ribeira de Alfeijó, na Herdade da Ferraria, aldeia de Chança, terras de Alter do Chão. Embora – pois assim mês compadres - esteja localizada na região que, segundo uma lenda local, teria sido visitada pelo Imperador Adriano durante a sua estadia na Lusitânia (razão pela qual a via que conduz à vizinha ponte romana de Vila Formosa se designa Via Adriana), e sendo possível que as suas fundações datem do período romano, o aparelho arquitectónico visível parece indicar que esta pequena ponte data com mais probabilidade da época medieval.
Ponte dos Mendes trata-se de uma ponte integralmente construída em aparelho de xisto, de dois arcos redondos, com um talha-mar central encimado por um pequeno vão igualmente rematado em arco redondo.
O tabuleiro – pois assim compadres - é estreito. Possui ele, guardas baixas com frestas dispostas ao nível do solo.
A Ponte dos Mendes faz assim parte do projecto Via Hadriana, que agrega diversos núcleos integrados num circuito turístico entre a cidade romana de Abelterium (Alter do Chão) e a ponte romana de Vila Formosa, indo até à villa romana da Quinta do Pião.
Foto: Facebook, Arqueologia Alter Do Chão